Receita Federal dá dicas de como preparar sua declaração

Em todos os anos é a mesma situação presenciada no Brasil: pessoas que receberam mais do que R$ 15.764,28 no último ano, seja em salário, aposentadoria, aluguéis, pensões ou benefícios de atividade rural, indenizações, lucros na bolsa de valores, passou à condição de presidente no Brasil, entre outras situações, são obrigados a fazer a declaração de imposto de renda, baixando o programa de declaração IRPF 2018 no site da Receita. Para auxiliar nisso, abaixo há uma explicação sobre como declarar o IRPF.

Declaração Imposto de Renda 2018
Declaração Imposto de Renda 2018

Como declarar bens no imposto de renda? O primeiro passo é baixar o programa no site da Receita Federal, que apresenta todos os itens para se fazer o processo declaratório. Porém, além de bastante trabalhoso, a realização desse processo gera muitas dúvidas ao contribuinte. Existem especificações para cada tipo de bem, como imóveis, veículos e patrimônios. No caso de imóvel, existem ainda outras especificações para o imposto de renda, como declaração para quem para aluguel ou tem casa própria. Em casos de compra, venda e financiamento de bens, o tipo de medida declaratória também difere entre si.

No caso de bens menores, como veículos e bens de consumo variados, é preciso entender cada um dos itens declaratórios. Há diferenças entre valores, sendo que alguns ficam isentos da declaração, e também entre o processo a ser utilizado. Para todos os casos, em processos simples ou complexos, se faz necessário o acompanhamento de especialistas no IR, como advogados, contadores e, em dúvidas de processos judiciais, o aconselhamento de oficiais de justiça. Só dessa forma é possível realizar a declaração do imposto de renda sem problemas futuros, como ser pego na malha fina.

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2018 se esgota no dia 30 de abril. Com a proximidade do encerramento, o site da Receita Federal costuma ficar sobrecarregado, o que atrasa o envio do arquivo. Por isso, não deixe para última hora e realize antes do prazo sua declaração. Em caso de dúvidas sobre declaração de IR, acesse o site da Receita Federal ou consulte especialistas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *