Prefeitura de Curitiba da Desconto em IPTU

A Prefeitura Municipal de Curitiba, no Estado do Paraná, divulgou nos últimos dias, através de sua Secretaria de Fazenda, as informações referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para o ano vigente.

A Prefeitura de Curitiba decidiu conceder descontos no caso de pagamento à vista também aos contribuintes que não estejam em dia com suas obrigações.

Prefeitura de Curitiba
Prefeitura de Curitiba

Até o exercício de 2014 só se beneficiava com o pagamento à vista o contribuinte que se encontrava em situação de adimplência com o fisco municipal, sem qualquer dívida ou pendência.

Com a novidade a administração municipal espera que 60% dos contribuintes quitem o IPTU Curitiba 2020 à vista, um aumento de 10% em relação ao último exercício, quando metade dos contribuintes optou pela Cota Única.

Entenda os descontos:

  • Serão duas datas de pagamento à vista: Primeira Cota Única, com vencimento em 05 de janeiro desse ano e Segunda Cota Única, com vencimento no dia 10 de março.
  • O desconto para todos os contribuintes que pagarem o IPTU 2020 na Primeira Cota Única será de 10%. Já na Segunda Cota Única o desconto será de 7%.
  • Os bons pagadores, além deste desconto, receberão outros abatimentos, de acordo com o tempo que estão em situação normal com a Prefeitura:
  • Será concedido um desconto de 8% para quem está há pelo menos um ano com as contas em dia. O desconto se eleva para 10% para quem permanece com o pagamento em dia por dois anos e para 12% ao completar três anos.

Dessa forma é possível obter até 22% no valor do IPTU de Curitiba: 10% da Cota Única somados aos 12% destinados aos bons pagadores há três anos.

Além do pagamento a vista será possível parcelar o imposto em dez vezes, com pagamentos entre março e dezembro. O primeiro vencimento será no dia 10 de março.

O desconto do Bom Pagador também é garantido para o contribuinte que decidir parcelar o imposto.

Pagamento e 2 Via IPTU Curitiba:

A partir de dezembro os boletos para pagamento à vista na Primeira Cota Única (com desconto já calculado) serão encaminhados às residências dos contribuintes.

Quem não efetuar o pagamento em janeiro receberá em fevereiro um carnê contendo o boleto para o pagamento da Segunda Cota Única (com desconto já calculado) e os dez boletos referentes às dez parcelas entre março e dezembro.

Em caso de não recebimento dos documentos para pagamento o contribuinte poderá emitir a 2 Via do IPTU Curitiba com facilidade no site oficial da Prefeitura.

Outra opção é se dirigir à sede da Secretaria de Fazenda.

O pagamento poderá ser efetuado nas Lotéricas, no Banrisul, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *