Lista de Espera para Cirurgia Bariátrica

O Sistema Único de Saúde disponibiliza para pacientes com obesidade mórbida a cirurgia bariátrica, conhecida como cirurgia de redução de estômago. Veja quais são os requisitos para conseguir uma cirurgia de redução de estômago gratuita pelo SUS. Além disso, é preciso possuir o Cartão do SUS e ser cadastrado no Sistema Único de Saúde.

O primeiro passo é procurar a secretaria de saúde do seu município, onde o paciente será informado sobre o que fazer e encaminhado para os profissionais que o acompanharão e analisarão a necessidade ou não da cirurgia, se o paciente se encaixa nos requisitos pré-determinados.

Mas a notícia não muito boa é que é necessário entrar em uma fila de espera que pode durar até cinco anos, já que são muitos casos no país e o SUS tem dificuldade em atender todo mundo de imediato. De todas as cirurgias de redução de estômago realizadas no Brasil, apenas 10% são feitas pelo SUS.

Clique aqui para conferir a lista completa de procedimentos oferecidos de graça pelo Sistema Único de Saúde.

Requisitos para se conseguir a cirurgia

Apenas pacientes com obesidade mórbida conseguem a cirurgia gratuita. É necessário que se tenha o Índice de Massa Corporal (IMC) de 40kg/m², ou maior com ou sem morbidades provocadas pela obesidade que provocam risco de vida.

Mas é necessário que já se tenha tentado outras medidas alternativas antes por pelo menos dois anos.  Pacientes com IMC de 35 a 39,9 kg/m² que obtiveram doenças crônicas provocadas pela obesidade também estão nos requisitos.

Não possuir doenças psiquiátricas que interfiram na compreensão do paciente sobre o procedimento e os resultados é um impedimento para conseguir a cirurgia.

Preparação para a cirurgia bariátrica pelo SUS.

Antes da cirurgia é necessária uma preparação de pelo menos dois anos com equipe médica e psicológica, já que a mudança na vida do paciente será muito grande. Mudanças depois da cirurgia de redução de estômago. O acompanhamento psicológico após a cirurgia deve continuar, já que as mudanças estão ocorrendo.

O emagrecimento é muito rápido no início, pois a capacidade cai de uma dieta de 2000 calorias para apenas 800. 70% dos efeitos acontecem após a cirurgia. É importante ter em mente que não irá acontecer um milagre na vida da pessoa, a cirurgia vale a pena, mas em 99% dos casos é necessário uma outra cirurgia para retirada de excesso de pele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *